Trilogia “Cinzas do Éden”

Género: Fantasia, ação e aventura

A trilogia “Cinzas do Éden” não decorre num único cenário, embora Luce Mare seja recorrentemente visitada por ser a cidade que acolhe grande parte dos personagens. Luce Mare é uma cidade fictícia baseada na Figueira da Foz onde a autora nasceu e vive até ao momento. Possui uma colónia estudantil , como é referido no início do primeiro capítulo do Volume I, onde alunos com habilidades especiais aprendem a domar os seus poderes místicos relacionados com o controlo dos vários elementos.  Para além dos três reinos que compõem o núcleo de cenários da história – Terra, Céu e Inferno -, serão visitados outros locais, como Babilónia, Teotihuacan, as profundezas do oceano, entre outros.

O enredo possui muita consulta e estudo de assuntos relacionados com mitologia, religião e diferentes tradições.

Existem personagens de origem humana e outras mais fantásticas, como demónios, arcanjos e nefilins. Há uma constante interação entre as diferentes espécies, criando-se laços que geram enredos secundários.

Por ser uma trilogia, há assuntos e dúvidas no primeiro volume que ficam por esclarecer, dando ao leitor uma sensação de cliffhanger que, a meu ver, instiga o leitor a querer saber mais. Para já, eis a sinopse do primeiro livro, “Dama-da-noite”:

Sinopse do Volume I:

Há cerca de dois mil anos, o Inferno perdeu um dos seus maiores guerreiros e governante na época, Samael, aprisionado então pelos arcanjos. Belzebu subiu ao trono, moldando o reino consoante a sua vontade. No tempo presente, um grupo de jovens com habilidades especiais relacionadas com o domínio dos elementos é reunido pelo supremo arcanjo Metatron e parte em busca do local de repouso de Samael, na tentativa de o despertar e fazer dele seu aliado para fazer face a Belzebu. Porém, nem todos desejam que Samael desperte. A par deste evento, uma misteriosa figura, Lilith – a Dama da Noite, revela interesse em aliar-se a Belzebu, mas pelos seus próprios motivos. O corpo de Belzebu está fraco e precisará em breve de transferir a sua alma para um novo recetáculo. Unindo a fraqueza do rei do Inferno à ausência de um Deus capaz de olhar pelo Reino Celestial, Lilith executa maliciosamente o seu plano, reunindo os seus melhores aliados com o objetivo de reescrever as linhas espaciotemporais e ganhar o controlo sobre os três reinos. Instaura-se um conflito que envolve o Reino Celestial, o Inferno e a Terra. No epicentro de tamanho caos encontra-se Kasey Thorndike, uma jovem que gradualmente desvendará a sua ligação a Lilith e ao passado do seu irmão gémeo desaparecido. No decorrer da jornada encontrará obstáculos e razões que a farão questionar a sua própria sanidade, mas a companhia dos seus aliados e amigos torná-la-á capaz de enfrentar os seus piores medos, incluindo a si mesma.

Dama-da-noite.capa